Muitas pessoas sofrem com a obesidade e precisam recorrer à cirurgia bariátrica como uma forma de buscar por qualidade de vida.
Se você já fez ou pretende saber um pouco mais sobre a cirurgia bariátrica, o presente artigo vai esclarecer algumas dúvidas sobre a temática.
O que é a cirurgia bariátrica?
Trata-se de um procedimento que visa a perda de peso para o tratamento de casos de obesidade.
Popularmente conhecida como “redução de estômago”, pois altera a forma do órgão ao reduzir sua capacidade de recebimento dos alimentos, uma vez que dificulta a aborção de calorias.
Quais os riscos da cirurgia bariátrica?
Entre os problemas que podem acontecer por causa da cirurgia bariátrica estão:
-
Sangramento interno
-
Embolia pulmonar
-
Fístula
-
Infecções
-
Náuseas e vômitos
-
Perfuração
-
Anemia
Dessa forma, após a realização do procedimento é fundamental um acompanhamento nutricional para uma dieta balanceada e evitar a desnutrição.
Quais os requisitos para fazer a cirurgia bariátrica?
Para realizar o procedimento é necessário se enquadrar em alguns requisitos:
-
IMC acima de 40 km/m², ainda que tenha comorbidades.
-
IMC entre 35 a 40 km/m², com comorbidades.
-
IMC entre 30 a 35 km/m², com comorbidades que sejam classificadas como grave por um profissional da medicina especializado.
-
Se o paciente for maior de 65 anos vai passar por uma análise e avaliação mais rigorosa.
-
Se for menor de idade, o procedimento deve ter a anuência da família.
-
É recomendável que o paciente já tenha tentado perder peso há alguns anos sem obter sucesso, como por exemplo, por meio de dietas, reeducação alimentar, exercícios físicos.
Quem não deve fazer a cirurgia bariátrica?
O procedimento não é recomendado para todas as pessoas, especialmente se contar com algum dos seguintes fatores:
-
Doença pulmonar grave
-
Transtorno psiquiátrico não controlado
-
Faça uso de bebidas alcoólicas
-
Faça uso de drogas
-
Doença cardíaca
-
Compulsão alimentar
-
Síndrome de Cushing por câncer
-
Hipertensão
-
Doenças inflamatórias do trato digestivo alto
Quais os direitos de quem faz a cirurgia bariátrica?
Os pacientes que são submetidos ao procedimento podem fazer uso de vários direitos.
O principal, sem dúvidas, é a cirurgia plástica reparadora, caso seja necessário no pós-operatório. Geralmente, os pacientes que fazem esse procedimento ficam com excesso de pele por causa do grande emagrecimento.
Todavia muitos planos de saúde cobrem a retirada da pele somente da barriga (dermolipectomia), todavia, também é necessário a retirada de pele de outras partes como mamas, braços e pernas.
Assim, muitos planos negam os procedimentos de retirada de pele alegando tratar-se de reparação estética. Todavia, o entendimento do Superior Tribunal de Justiça, STJ, determina que o custeio pelo plano de saúde das operações plásticas de reparação de pele por quem fez cirurgia bariátrica.
Certo é que a retirada do excesso de pele melhora o funcionamento do organismo e proporciona maior qualidade de vida ao operado.
Quem fez cirurgia bariátrica tem descontos em bares e restaurantes?
A resposta é SIM. Pacientes que fizeram o referido procedimento podem ter descontos na consumação de determinados estabelecimentos alimentícios.
Vai variar de acordo com a lei municipal, que dispor sobre a possibilidade de quem fez cirurgia bariátrica ter desconto em bares e restaurantes, por isso, se você realizou o procedimento, consulte a legislação do seu município.
Tal iniciativa se deu pelo fato de que quem fez a cirurgia teve seu estômago reduzido e assim ingere menores quantidades de comida. Geralmente, os descontos se dão em estabelecimentos com rodízio ou cobranças individualizadas e a bariátrica deve ser comprovada por meio de laudos médicos ou atestado médico.